Nós às vezes somos perguntados "você está seguro que a adoção da humanidade é o evangelho? Eu nunca ouvi isto antes".
Isso é por que nós gostamos de trazer pensamentos de vários teólogos ao longo da história para acrescentar nossa compreensão do evangelho.
Neste texto do 4º século teólogo Gregório de Nazianzus, fala sobre como foi unida à natureza humana a vida divina, porque Jesus é o Filho de Deus que sempre vive como um ser humano.
Ele [Jesus] sempre vive para fazer intercessão para nós. Oh, como é bonito e místico e amável. Para interceder, e não insinua para buscar vingança, como é a maioria do modo dos homens (para isso haveria algo de humilhação), mas é pleitear para nós por causa da mediação dele, da mesma maneira que também é dito que o Espírito faz intercessão para nós. Há Um Deus, e Um Mediador entre Deus e humanidade, o ser humano o Cristo Jesus. Porque Ele ainda pleiteia até mesmo agora como um ser humano para minha salvação; porque Ele continua usando o Corpo que Ele assumiu, até que Ele faça de mim Deus pelo poder da Encarnação dele; Oração 29, No Filho, . 14
Obviamente, quando Gregório diz "que me faça Deus" ele não quer dizer que ele será, se tornará Deus como Deus é Deus. Ele quer dizer o que Pedro quis dizer quando disse que nós nos tornamos portadores da Divina natureza (2 Pedro 1:4.) Ele quer dizer que, em Jesus, a humanidade e a Trindade são permanentemente, para sempre unidas. O Filho se tornou o que nós somos (o humano) de forma que nós estamos unidos agora a Divina vida dele com o Pai e o Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário