Você se lembra da velha musica do Johnny Horton chamada "Afunde o Bismarck"?
Ele contou a história de uma batalha naval, no início da Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de navios ingleses estabelecidos para afundar o mais poderoso navio de guerra da Alemanha nazista, o Bismarck. Uma das linhas da canção diz assim: "Temos de fazer com que o Bismarck afunde" o mundo depende de nós. "
Isso é muito parecido com a abordagem que nós cristãos evangélicos tendem a ter na divulgação do evangelho. Agimos como se fôssemos propagação do evangelho, porque "o mundo depende de nós."
Essa atitude certamente conduz muitas pessoas a fazer coisas heróicas. Mas há uma desvantagem. Pode fazer-nos pensar que a salvação é algo que depende principalmente do que fazemos.
Mas a Bíblia nos diz que a salvação depende de Jesus, não de nós. Jesus fez tudo o que precisava ser feito - na verdade tudo o que pode ser feito - para assegurar a salvação da raça humana. Essa é a boa notícia do evangelho.
Sempre que tento adicionar a isso - a pensar os nossos esforços são necessários para terminar ou de alguma forma concluir o processo - acabam por distorcer a mensagem. A salvação do mundo "não depende de nós." A salvação de ninguém depende de nós.
Mas, nós somos abençoados por ter um papel no processo de compartilhar a boa notícia, temos o privilégio de proclama-la, difundi-la, compartilhá-la, imprimi-la e transmiti-la. Há tantas formas que temos sido abençoados para participar, mas a salvação de pessoa não é ganha ou perdida em nossa conta. Deus nunca é prejudicado por nossa inépcia, falta de irresponsabilidade de eficácia, ou preguiça - mais do que ele é poupado de perder alguém por causa de nossas grandes habilidades de oração ou de persuasão.
Nós temos uma parte na obra do evangelho da graça, não por necessidade. É pela graça que nós compartilhamos na obra do evangelho, mas o Pai, o Filho e o Espírito são esses que começam o trabalho feito, não nós. Jesus disse em João 13:35: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."
Quando os cristãos trabalham juntos no amor, a compreensão da fé cresce. Mas quando o cristianismo tem sido usada como um disfarce para a ganância, agressão ou partido político - o evangelho tem sido desacreditado. Real amor cristão produz um clima no qual o evangelho possa germinar e dar frutos nos outros.
A salvação do mundo não depende de nós, e pensando daquela forma facilmente conduz a erros e uma falsa sensação de importância. Mas Jesus está agindo em nós - através do Espírito Santo - para viver de acordo com aquilo em que acreditamos, de acordo com nossas oportunidades e meios. Enquanto fazemos isso, nós não podemos mudar o curso da história, mas nós, pela graça de Deus, em nome de Jesus, e no poder do Espírito, temos feito a diferença.
Eu sou Joseph Tkach, falando da vida.
Tradução: Wanderlei Rodrigues
terça-feira, 22 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Graças te damos oh pai de bondade por nos aliviar com todas as palavras de um puro evangelho e nos levar a crer que a salvação é um dom gratuito e presente do Pai para seus filhos, TODOS OS FILHOS até mesmo os que ainda não sabem...
Obrigado Senhor !!!
Endendi que muitos se sentem no poder de divulgar o evangelho e que depende deles a salvação da humanidade, mas muitos estão enganados por terem esse pensamento pois tudo já foi feito pelo pai,filho e espirito atraves de Jesus pela graça já nos foi dada a salvação e nem o que fazemos de bom ou de ruim impedirá a humanidade de gozar desse presente de Deus.
A única coisa que nós podemos fazer é divulgar um evangelho puro sem acarretar culpas a quem ainda não conhece a verdade...
Iara Beatriz
Postar um comentário