segunda-feira, 2 de abril de 2012

Jesus é. . .Filho de Deus ( Parte 2 )

Como discutimos na introdução, Deus não é um ser solitário que vive em isolamento. A natureza de Deus é relacional e ele sempre viveu
e existiu em relacionamento-comunhão (João 1:1, 17:5.). O Pai, Filho e
Espírito Santo, são cada um Divinos e sempre existiram na conexão e
relação um com o outro.
Dado que Deus tem esta existência trinitária que às vezes se referem a
Deus como "uno e trino." A palavra "Triuno"é o adjetivo do substantivo "Trindade".
Compreender a natureza de Deus Uno e Trino é de vital importância para a compreensão quem é Jesus e o que queremos dizer quando dizemos que Jesus é o Filho de Deus.
Jesus não é o Filho de Deus, porque Deus teve relações sexuais com Maria e
Eles tiveram um bebê juntos. Isto é o que os povos antigos acreditavam sobre os seus heróis, como Hércules - eles acreditavam que esses heróis eram filhos de deuses, porque os deuses tinham relações com mulheres mortais.
Nós também não cremos que Jesus é o Filho de Deus, porque Deus optou por adotá-lo como seu Filho. A Bíblia não descreve Jesus como um ser humano normal que foi feito Filho de Deus ou "recebeu uma promoção."
O que a Bíblia descreve é um mistério por que Deus o Filho, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que também é chamado o Verbo (João 1:1,17) assumiu uma carne, de sangue real e da natureza humana e tornou-se o ser humano sendo Jesus de Nazaré. Chamamos este evento a "encarnação",que é uma palavra latina que significa "tornar-se carne " (João 1:14).

Para discussão: O seu entendimento da
natureza divina de Jesus mudou e amadureceu
ao longo de sua vida? Se sim, como?


Quando ele se tornou humano, o Filho de Deus não deixou de ser o Filho de Deus, ao invés disso ele começou a existir de uma nova maneira que ele não tinha existido antes. O Filho de Deus começou a existir como o homem Jesus,
sendo plenamente Deus e plenamente humano, ao mesmo tempo.
Isso faz com que Jesus seja único em toda a existência. Assim como o Pai e
o Espírito Santo é plenamente Deus, mas ao contrário deles, ele também é plenamente humano.
Como humano, Jesus é totalmente humano, mas ao contrário de todos nós, ele é também plenamente Deus.
Não há maneira de explicar o que significa dizer que "Jesus é o Filho de Deus ", sem falar da Trindade. É por isso que, como o teólogo Baxter Kruger disse que "dizer 'Jesus' é o nome a dizer 'Triuno'. "Se alguém nos perguntasse: "Como é Jesus, o Filho de Deus? ", então a nossa resposta tem que ser uma resposta enraizada na Trindade: "Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, e Jesus é o Filho existente como o homem Jesus ".


Para Discussão: Alguma vez você já achou difícil de explicar aos outros como Jesus é o Filho de Deus? O que torna difícil falar da Trindade?


Cada pessoa da Trindade tem seu papel distinto na natureza de Deus e na relação de Deus com a criação. Em nossa discussão de Jesus precisamos tomar nota do papel singular que ele tem, como o Filho de Deus, na criação de Deus e sustentação do universo.
Em João 1:03, João nos diz que todas as coisas foram feitas por meio da Palavra. Em Colossenses 1:17, Paulo diz: Ele [o Filho] é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
Hebreus 1:3 nos diz que o Filho sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra e em Atos 17:28, São Paulo diz que todos nós vivemos, nos movemos e temos o nosso ser no Filho.
Esses versos, e outros como eles, são mais do que apenas uma vazia retórica. Elas são importantes afirmações fundamentais sobre quem Jesus é.
Como o Filho de Deus, Jesus desempenha o papel único relacional ativamente de sustentar tudo e todos em toda a criação.

Não há nenhuma parte da criação e, portanto, nenhuma pessoa, que não está incluído na criação e manutenção da vida de Jesus.
A maioria das pessoas não sabem que eles vivem e se movem e têm seu estar em Jesus. A maioria das pessoas não acreditam que cada respiração sua é dada a eles pela graça do Pai, por Jesus, e na comunhão do Espírito Santo. Contudo, o evangelho nos diz que é assim.
Esta é outra razão que o Evangelho é uma notícia tão boa. A boa notícia é que cada pessoa tem a sua vida dentro de Jesus e através dele - apesar de nossa natureza humana decaída nos fazer cego para a realidade de quão grande é a proximidade de Deus para nós.
Quando entendemos que Jesus está em união com a criação, em seguida,
sentimos separação de Deus em nossa natureza decaída, mas não é o verdadeiro estado da nossa existência. Percebemos que, quando falamos da humanidade como "perdida" não é porque o Pai não sabe onde está a humanidade. Ele sabe exatamente onde estamos: a humanidade existe em Jesus, sendo sustentada por ele. Estar "Perdido" significa que nós não sabemos onde estamos. Estamos vivendo, movendo-se, e com o nosso ser em Jesus e estamos tão perdidos que não sabemos disso.

Para discussão: Será que a realidade de que toda a humanidade existente em Jesus seja uma nova idéia para você? Quais são as implicações dessa realidade?

Essa conexão fundamental entre Jesus e a criação tem por vezes, sido enfatizada e, por vezes negligenciada ao longo da história do cristianismo. Em nossa era moderna tem sido muitas vezes negligenciada.
A maioria de nós já participou de uma forma de cristianismo que ignora essa conexão. Ela enfatiza a realidade de nossos sentimentos da separação do Filho, acima da realidade de como realmente somos todos ligados a Deus, e um ao outro, em virtude de nossa criação e existência no Filho.
Para podermos ter uma visão mais clara de nós mesmos, devemos ter uma visão mais clara de Jesus e entender a conexão que temos com ele independentemente de qualquer decisão da nossa parte. Pela graça da própria criação, o Pai tem enraizado nossa existência no Filho e soprado a vida do seu Espírito em nós.


Para discussão: De que forma essa triuna
imagem de Jesus, em união com a criação
desafia os seus pensamentos sobre Deus? Em
que modo ela confirma seus pensamentos
sobre Deus?

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